Voltar à página   principal

  Voltar à página   principal de design
  Tutoriais de
  CorelDRAW


  Tutoriais de
  Photoshop


 

 

A sangria e o CorelDRAW - como fazê-lo



Como deixar aquela área que extrapola sua arte gráfica, garantindo que não apareçam áreas do papel em branco?

Usualmente eu indico a área de corte com um tracejado, e as gráficas fazem o resto (ver a linha vermelha perto da borda, ao lado):

O trabalho aqui em questão tinha 85x109mm.
Certa vez, visitado uma empresa de pré-impressão, me foi informado que a sangria ideal deveria ser de 5mm (ou seja, 5mm a mais em cima, em baixo, de um lado e do outro)

Uma gráfica, porém, me disse que 3mm eram suficientes, e apressou-se em afirmar que ninguém precisava de mais do que isso. Adotando esse procedimento, uso os 3mm de sangria. Assim, o arquivo do nosso amigo Bob aí foi feito com 91x115mm



A indicação de onde é a área de corte eu faço manualmente, mas uma modo de consegui-lo é por fazer sua página do tamanho do trabalho final. Nesse caso aqui, a página deveria ser 85x109mm



Então, centralize seu trabalho usando a página como base (Alinhar e Distribuir - Selecionando "Centro da página").

O trabalho gráfico ficará por cima da página, ocultando a borda dela!

Então, duplo-clique na ferramenta retângulo (F6). Isso colocará por trás do seu trabalho um retângulo com as exatas medidas da página. Lembre-se, seu trabalho tem um tamanho maior que o tamaho final (3mm de cada lado a mais). Mas o retângulo que você acabou de obter tem o tamanho exato da página, e a página está no tamanho final.

Se você trazer para frente esse retângulo (shift+page up) sua marcação de linha de corte estará praticamente pronta. Você poderá mudar a cor, a espessura ou o estilo do contorno para tracejado, etc.

 

 

Mas ainda há algo mais ...

Você pode pular este passo de duplo-clique na ferramenta retângulo e ir direto para a visualização de impressão. Lá você encontrará a "Ferramenta de Posição das Marcas" (na imagem a seguir é a seta de baixo)

Ao clicar em cada um daqueles botões em fila (indicados pela setas), você obterá:
Texto de informação do arquivo;
Número de Páginas;
Marca de corte/dobra;
Marca de registro;
Barra de calibração das cores;
Escalas de Densitômetro

Clique em cada uma delas e verá informações e marcas aparecendo em sua vizualização do impresso.

Seu impresso ficará como o meu, abaixo demonstrado ...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Mas lembre-se, para obter isso através da visualização de impressão, sua página deverá estar com a largura e a altura do tamanho final do trabalho.



É isso aí …